A SPMS- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE assinaram na última sexta-feira, dia 14 de junho, um Protocolo de Cooperação Estratégica com vista à otimização do alojamento dos sistemas de informação da saúde.
No âmbito deste acordo de concertação, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE (CHLN – Hospital de Santa Maria) disponibiliza espaço no seu datacenter para a alocação das infraestruturas de tecnologias de informação críticas geridas pela SPMS.
Numa primeira fase, será implementada uma solução de disaster recovery referente à desmaterialização da prescrição eletrónica e será instalado o Registo Nacional de Utentes (RNU). O polo tecnológico do Hospital de Santa Maria possui todos os requisitos que garantem a segurança e confidencialidade de dados, ficando a SPMS com o necessário controlo técnico no acondicionamento dos sistemas de informação, indispensável ao regular funcionamento dos mesmos.
No documento do Protocolo é realçada a importância deste acordo, como um “instrumento fundamental para o crescimento, consolidação e melhoria da resiliência das infraestruturas da SPMS, envolvendo o CHLN, como instituição de referência, na prossecução do objetivo de reutilização sustentada da capacidade existente nas entidades do Ministério da Saúde, e no plano da integração e preparação para suporte de novas tecnologias”.
No âmbito das suas competências quanto ao domínio dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação na área da saúde, a SPMS prestará serviços de consultoria técnica e operacional aos sistemas de informação do CHLN e assegurará o envolvimento da instituição em projetos-piloto com dimensão nacional, como a plataforma SONHO v2 ou a Plataforma Regional do Transporte de Doentes Não Urgentes.