Face a notícias difundidas nos últimos dias sobre os sistemas de informação da ARS Norte, vem esta esclarecer, desde logo, que se trata de duas questões distintas.
Uma primeira, são os constrangimentos que decorrem dum processo nacional para implementação das regras de prescrição eletrónica de medicamentos, a qual já foi oportunamente esclarecida através de circular da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P.
Outra questão, prende-se com a centralização de servidores da ARS Norte que respeita a um processo que visa resolver o problema da obsolescência tecnológica dos servidores, através de uma solução de hardware que possa vir a ser rentabilizada no futuro para os sistemas de informação dos cuidados de saúde primários. Esta solução insere-se nas recentes orientações do Governo sobre racionalização dos sistemas de informação na Administração Pública e as boas práticas de segurança e gestão de sistemas de informação.
Neste âmbito e na fase de implementação, surgiram constrangimentos que condicionam a performance dos sistemas e que têm sido despistados, prevendo-se a sua conclusão até à 1.ª semana de julho.
Nota de Imprensa emitida pelo Gabinete de Relações Públicas e de Assessoria de Imprensa da ARS Norte