A PDS – Plataforma de Dados da Saúde está disponível, desde do dia 12 de agosto, nos Açores. O Hospital da Horta á a primeira instituição a aceder à plataforma, estando previsto para breve o acesso generalizado a partir das nove ilhas. Já se encontra igualmente disponível o acesso à informação clínica registada nas instituições de saúde do arquipélago.
A ligação da PDS no arquipélago foi assinalada oficialmente esta segunda-feira, dia 19, durante a visita do Secretário Regional da Saúde ao Hospital da Horta. Segundo Luís Cabral, “a instalação da PDS nas nove ilhas vai melhorar e reforçar a partilha de informação clínica entre as diferentes instituições de saúde açorianas, tornando possível também o acesso aos mesmos dados a todas as instituições nacionais utilizadoras da plataforma”. O Secretário Regional sublinha ainda que “o acesso agora oficializado com o Ministério da Saúde acaba com alguns constrangimentos registados no passado quando cidadãos dos Açores recorreram a unidades de saúde do continente”.
A disponibilização da PDS no arquipélago vai melhorar e reforçar a partilha de informação clínica entre as diferentes instituições de saúde açorianas, tornando igualmente possível o acesso às instituições do continente e vice-versa. Recorde-se que os profissionais podem aceder à PDS através do Portal do Profissional (PDS-PP) e consultar os dados de saúde do utente – historial clínico, prescrições, alergias, etc. -, conseguindo, desta forma, obter um diagnóstico/terapêutica mais adequado e rápido para o doente.
A PDS é um sistema central de saúde que permite o registo e partilha de informação clínica, acessível aos utentes, profissionais e entidades prestadoras de serviços de saúde. No continente, o PDS-PP regista todos os dias, a entrada de perto de uma centena de profissionais, sendo a consulta externa o episódio com maior número de acessos (58%).