A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE realizou, no passado dia 31 de julho, no Porto, uma sessão de formação sobre os portais que compõem a Plataforma de Dados da Saúde (PDS).
Esta ação, realizada a convite da ARS Norte, contou com a presença de mais de três dezenas de representantes das instituições de saúde daquela região, que integram a rede de “Embaixadores PDS”.
Durante a formação foram apresentadas as diferentes funcionalidades e potencialidades da plataforma junto destes profissionais responsáveis pela divulgação e dinamização da PDS nos organismos a que pertencem.

A PDS é um sistema de partilha de informação de saúde, que permite a sua consulta a partir das instituições locais onde permanece guardada por diferentes agentes através de portais específicos, seguros e contextualizados.

Esta plataforma é constituída por quatro interfaces que se diferenciam mediante o destinatário:
Portal do Utente (PDS-PU) – disponível online, permite a consulta de informação e a realização de serviços eletrónicos pelos utentes.
Portal do Profissional (PDS-PP) – após prévia autorização dos utentes (através da PDS-PU), possibilita o acesso dos profissionais aos dados clínicos dos utentes.
Portal Internacional (PDS-epSOS) – os profissionais de saúde devidamente credenciados podem aceder à informação clínica dos utentes provenientes de um país europeu aderente ao epSOS.
Portal Institucional (PDS-PI) – ainda em desenvolvimento, permitirá no futuro a extração de dados estatísticos e anonimizados relativos à utilização do PDS-PP, criando um repositório de informação clínica anonimizada.
