Notícias

Hospital Garcia da Orta evolui SONHO para a nova versão

6 Dezembro, 2013

A nova versão do SONHO (versão 2), ferramenta informática administrativa criada há cerca de vinte anos para os hospitais, foi implementada com sucesso no Hospital Garcia da Orta (Almada) no fim-de-semana de 15 a 17 de novembro.

O processo de migração para a nova versão implica a paragem do antigo sistema e a adoção de um plano de contingência para que a instituição possa continuar a funcionar durante o período necessário à migração e transformação da estrutura de base de dados. Neste caso, o processo de migração obrigou à paragem programada de cerca de 26 horas. Este processo decorre durante o fim-de-semana de forma a minimizar o impacto no funcionamento normal do hospital, afetando apenas os serviços de urgência.

O arranque ocorreu no Sábado, pelas 23 horas, conforme planeado. Verificaram-se algumas dificuldades no arranque de algumas aplicações que integram com o SONHO e outra próprias de um processo de alteração aplicacional, mas encontramo-nos já a estabilizar a solução na instituição. 

O que mudou na instalação da segunda unidade piloto (HGO) relativamente à primeira (HDS)? 

Para além de um maior nível de estabilização da aplicação, nomeadamente no que respeita aos mapas estatísticos e novas funcionalidades (como é o caso do módulo de Arquivo) e às integrações com aplicações terceiras, esta instalação beneficiou de uma BD de Reporting que constitui uma réplica integral da BD de produção, atualizada com um diferencial de cerca de 2 segundos.

A disponibilização desta BD permite melhorar a performance e a segurança da BD de produção uma vez que a carga do reporting bem como as integrações de consulta foram redirecionadas para esta nova BD.

Temas

banner Sonho 2

Novo sistema informático otimiza cuidados na ULS Médio Tejo

24 Outubro, 2024

Foi formalmente concluído um projeto de grande escala e evolução dos sistemas de informação hospitalares na Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) que implicou a migração e integração dos sistemas de cuidados hospitalares de suporte ao serviço administrativo e clínico - versão 2 do “SONHO” (Sistema Integrado de Informação Hospitalar) e “SClínico”.

ULS Lezíria migra sistemas de suporte ao serviço administrativo e clínico para infraestrutura central

21 Outubro, 2024

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) deu um passo inovador, em conjunto com a SPMS, ao migrar a Suite Hospitalar (sistemas de informação de suporte ao serviço administrativo e clínico) para uma nova infraestrutura administrada centralmente, no final de setembro. Tornou-se pioneira neste processo, sendo a primeira instituição a migrar o sistema SONHO v2 para a infraestrutura central.

NOT_Site SPMS_ULS Lezíria_860x500

ULSAM transita para a rede RISNextG

30 Agosto, 2024

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) concluiu, no passado fim de semana, o processo de migração para a nova Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG), um processo bem-sucedido que resultou da estreita articulação entre equipas.

RISNextG_noticia
Voltar
Voltar para o topo.