Portugal, através da SPMS, EPE, tem, desde o dia 1 janeiro, a responsabilidade de coordenação do EXPAND (Expanding Health Data Interoperability Services). Este projeto consiste na formação de uma Rede Temática (TN), com o objetivo de migrar um conjunto de soluções-piloto já desenvolvidas, para uma implantação em larga escala de serviços eHealthtransfronteiriços.
Expandir os recursos da estrutura de informação disponíveis e agir como um catalisador para a sua utilização real pelos Estados Membros é o principal desafio do projeto. O foco inicial do EXPAND será garantir os serviços epSOS, ou serviços similares de outros projetos-piloto, até ao lançamento do Connecting Europe Facilities (CEF).
O EXPAND focar-se-á em demonstrar a expansibilidade e escalabilidade bem como o potencial de implantação acelerada através da reutilização de ativos eHealth criados por projetos europeus e será guiado pelas decisões do eHealth Network (eHN).
Em resumo, espera-se com o EXPAND:
- Manter e desenvolver os ativos de interoperabilidade que tenham âmbito europeu;
- Integrar recomendações pertinentes e decisões tomadas pela eHealth Networke reportar sobre os resultados práticos do EXPAND;
- Prever uma estratégia adequada de entrega ao CEF;
- Reunir uma ampla gama de partes interessadas com experiência no desenvolvimento, implementação, avaliação, manutenção, divulgação e utilização dos elementos de uma estrutura de informação de âmbito europeu.