A Plataforma de Dados da Saúde (PDS) comemorou dois anos no dia 6 de Julho. Esta ferramenta, desenvolvida pela SPMS, reflete os hábitos mais modernos de navegação na web e as mais recentes tendências tecnológicas em contexto de saúde, quer para o utente, quer para o profissional de saúde. Numa altura em que completa 2 anos de existência, a PDS está disponível em 600 instituições e já foi acedida por cerca de 1 milhão de utentes, no Portal do Utente e por 41.000 profissionais de saúde, no Portal do Profissional.
Diariamente, a Plataforma de Dados conta com uma média de 18.000 acessos de profissionais, 6000 de utentes, dos quais 2000 acedem à área “A minha saúde”. Este recente sistema de saúde permite, atualmente, a marcação de 1.700 consultas por dia.
PDS comemora 2 anos com “Concurso de Ideias”
Um concurso para a apresentação de ideias, dos médicos internos, destinado ao desenvolvimento de aplicações Web Mobile que permitam o acesso simplificado ao Portal do Utente, é uma das iniciativas que assinala a comemoração dos dois anos da Plataforma de Dados da Saúde (PDS), que se assinala no dia 6 de julho. Lançada em 2012 pela Comissão para a Informatização Clínica (CIC) e pela SPMS, a PDS é um sistema central que permite o registo e partilha de informação clínica, acessível aos utentes, aos profissionais e às entidades prestadoras de serviços de saúde.
A plataforma permite a partilha de informação entre quatro portais seguros e contextualizados, de que se destacam o Portal do Utente e o Portal dos Profissionais. Integrada na estratégia de divulgação da plataforma, a SPMS está também a promover sessões informativas destinadas às diferentes especialidades médicas. Estes encontros incluem a apresentação das múltiplas potencialidades da PDS e o relato dos profissionais sobre a sua experiência de utilização da plataforma (para mais informações poderá consultar (www.spms.min-saude.pt).