A apresentação das funcionalidades do SICO e do eVDM foi efetuado pelo Gestor de Projeto da SPMS, Eng.º Cristiano Marques, pela Eng.ª Cristiana Maia e pela Dr.ª Cátia Pinto da DGS e contou com a presença do Diretor Geral de Saúde, Dr. Francisco George, do Presidente da SPMS, EPE Prof. Henrique Martins e com os coordenadores SICO das Administrações Regionais de Saúde e das Direções Regionais de Saúde.
Este encontro teve como objetivo a apresentação dos novos módulos do SICO e do respetivo cronograma de rollout. Segundo o Dr. Francisco George, Diretor Geral de Saúde Pública “Estamos aqui a fazer história de Portugal e história global, é a primeira vez que se vai instalar um sistema destes num país” e o “objetivo é exportar esta aplicação”, com esta aplicação desde o dia 1 janeiro temos 100% dos certificados de óbitos desmaterializados “é um dado impar e isto deve-se a uma pequena grande equipa da DGS e da SPMS”. Prof. Henrique Martins disse que “este é um dos projetos muito felizes” na SPMS “estamos a dar o nosso melhor” e “quero aqui enaltecer a equipa”, agradecendo o seu empenho.
O eVDM visa a disponibilizar à população em geral, informação em tempo real sobre a mortalidade geral (todas as causas), mortalidade infantil e os índices de mortalidade por tipo de óbito.
O ReportingSICO será disponibilizado numa primeira fase, às ARS e aos Serviços Regionais de Saúde para que possam fazer uma vigilância epidemiológica em tempo real. Ambos os módulos estão previstos entrar em produção em Agosto.