Desde formação, participação em projetos e doutoramentos, workshops, partilha de iniciativas em da I&D&I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), à criação de uma relação mais próxima entre as universidades e a SPMS, são muitos os fatores que estiveram na base da união entre o mundo do saber e o meio empresarial do Estado.
Partindo do princípio que as empresas para terem sucesso, têm que ser agentes da mudança, a SPMS apostou no fortalecimento das relações com o meio académico e, neste momento, já tem consolidados dez protocolos com distintas Universidades e entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e estão em curso processos de articulação e consolidação de protocolos com mais cinco entidades.
Este tipo de relações conduz à consolidação de uma economia sustentável e a uma postura de interdependência, que tem por base o estímulo de competências, e o desenvolvimento de sinergias comuns que promovem a aproximação entre os diversos parceiros da saúde e o mundo académico. A qualificação e a aposta na formação contínua dos quadros da SPMS é também um eixo fundamental na valorização da organização.
Atualmente, a SPMS conta com 269 colaboradores. Cerca de 10% deste universo possui mestrados e doutoramentos e desenvolve a internacionalização do conhecimento científico, através da apresentação de artigos em congressos da especialidade. Recentemente foram apresentados quatro artigos no Congresso Internacional de Tecnologias da Saúde – hCist, em Tróia.
Instituições de Ensino Superior com protocolos académicos com a SPMS:
- Universidade do Porto – Faculdade de Medicina
- Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciência e Tecnologia
- Universidade da Beira Interior
- Universidade do Minho – Escola Superior de Enfermagem
- Universidade Nova de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Pública
- Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa
- Universidade do Porto – Escola Superior de Enfermagem do Porto
- Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior de Economia e Gestão