No próximo dia 28 de janeiro, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE organiza um workshop, em Bruxelas, sobre Serviços de Informação (SI) da saúde transfronteiriços, sob o tema “Multi-Stakeholder Engagement Workshop”.
Como entidade coordenadora da rede temática EXPAND (Expanding Health Data Interoperability Services) e, no âmbito da sua competência como autoridade nacional para eHealth, a SPMS promove um workshop à escala europeia, na semana em que a Bélgica é palco de diversas iniciativas sobre Interoperabilidade.
Este evento conta com a participação de cerca de 75 peritos em matéria de interoperabilidade, representados por mais de 50 organizações europeias. A reunião pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido, no último ano pelo EXPAND, bem como consciencializar os stakeholders sobre os diversos projetos europeus em curso, alinhados com as políticas estratégicas e de governação da EU para a interoperabilidade dos serviços de saúde em linha transfronteiriços, nomeadamente eHealth Networke Connecting Europe Facility (CEF).
A SPMS é, desde Setembro de 2014, a entidade nacional responsável pela eHealth Network. Com este projeto, a EU visa promover e implementar a rede de saúde em linha, assegurando os cuidados de saúde transfronteiriços, mediante a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC). E é neste sentido, que se torna fundamental que os Estados-Membros facilitem uma maior interoperabilidade dos sistemas TIC, e que garantam a continuidade da cooperação nesta área.