A SPMS está presente no Luxemburgo onde, esta quarta-feira (dia 22), decorreu um encontro destinado a promover a participação das comunidades portuguesas nas iniciativas de serviços de cuidados fronteiriços, previstas no acordo de cooperação em iniciativas eHealth assinado recentemente com a Agence Santé.
O protocolo, assinado no passado dia 9 de abril, permite a partilha de dados de saúde entre os dois países, possível através do Portal Internacional que integra a PDS (Plataforma de Dados de Saúde).
Este acordo visa igualmente proteger os cidadãos portugueses residentes no Luxemburgo, promovendo uma maior segurança no atendimento dos doentes através duma partilha de dados assente em condições técnicas, legais previamente definidas.
Atualmente Portugal, através da SPMS, está envolvido em vários projetos de colaboração transfronteiriça, a nível europeu, de que se destacam a coordenação portuguesa da rede temática EXPAND (Expanding Health Data Interoperability Services), a participação no projeto de eSENS (Electronic Simple European Networked Services) e a colaboração ao nível da eHealth Network (Diretiva 2011/24/EU) que visa facilitar a continuidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos de Portugal e do Luxemburgo.
O desenvolvimento destes projetos conta com o envolvimento de todos os cidadãos, que podem participar através do preenchimento de um formulário.