SPMS participou na conferência IHTSDO Business Meeting, realizada em Copenhaga, entre os dias 26 e 29 de abril. Durante quatro dias reuniram-se os 27 países que integram a International Health Terminology Standards Development Organization (IHTSDO), para um debate e uma partilha de sinergias sobre projetos, desafios e formas de colaboração entre os países participantes, no que à IHTSDO diz respeito, ou seja, a organização responsável pela manutenção e desenvolvimento do SNOMED CT (terminologia clínica internacional e multilingue).
Várias temáticas foram apresentadas pela SPMS, nomeadamente os projetos em curso, como CPARA, CPAL, Nutrição e Neoplasias Malignas. Identificadas semelhanças e diferenças a nível de procedimentos, constatou-se que, em Portugal, são os clínicos que procuram informação e propõem, de forma voluntária, trabalhos relacionados com SNOMED CT, distanciando-se da realidade dos outros estados-membros.
Recentemente, o elevado número de registos no eLearning Foundation Coursedemonstrou que esta é uma área que desperta interesse em Portugal, sendo o segundo país com maior número de inscrições no curso, apenas ultrapassado pela Índia.
No decorrer da conferência foi possível, também, lançar bases para um protocolo de colaboração com o Brasil, no que concerne à utilização e convergência de standards em eHealth, com a finalidade de ambos os países trabalharem na área da interoperabilidade e na tradução de materiais educativos.
Dias intensos e preenchidos em Copenhaga, onde o trabalho desenvolvido por Portugal foi reconhecido, resultando num elogio da IHTSDO ao mérito da equipa da SPMS.