A 3ª versão do Catálogo Português de Alergias e Outras Reações Adversas (CPARA V3) encontra-se disponível desde dia 23 de julho. O CPARA é o primeiro registo estruturado de alergias e reações adversas em Portugal. A primeira versão (V1), lançada em julho de 2012, surgiu da necessidade de normalizar conceitos e registos ligados a alergias e reações adversas, através de uma linguagem comum a todos os profissionais de saúde e aos sistemas de informação utilizados na área da saúde.
O Catálogo foi objeto de uma atualização em dezembro de 2012, sendo esta a versão que está implementada nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em 2015 realizou-se uma nova atualização, com o objetivo de ser feita a evolução para a terminologia clínica internacional SNOMED CT, facilitando a partilha transfronteiriça de informação e, assim, a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos. Neste âmbito, a SPMS lançou uma consulta pública que decorreu entre março e abril.
A 3ª versão do CPARA é o resultado do trabalho de investigação e de colaboração entre várias entidades e, também, dos contributos da auscultação pública.
Pode consultar o CPARA através de www.ctcpt.net.