Através da SPMS, Portugal está envolvido em vários projetos de colaboração transfronteiriça, a nível europeu, de que se destaca a coordenação da rede temática EXPAND (Expanding Health Data Interoperability Services), desde janeiro de 2014 até dezembro de 2015.
O EXPAND tem como objetivo a migração de um conjunto de soluções, já desenvolvidas noutros projetos-piloto, fundamentalmente no projeto epSOS, para a implantação em larga escala de serviços eHealthtransfronteiriços. Alinhando com as políticas estratégicas e de governação da EU, para a interoperabilidade dos serviços de saúde em linha transfronteiriços, nomeadamente eHealth Network (Diretiva 2011/24/EU) e CEF (Connecting Europe Facility), o EXPAND pretende promover a rede de saúde em linha, mediante a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC).
O grande desafio é consolidar e disponibilizar informações concretas, para que os cidadãos dos Estados-Membros possam utilizar e beneficiar dos serviços de saúde transfronteiriços, promovendo uma maior segurança no atendimento dos doentes, através da partilha de dados assente em condições técnicas, organizacionais e legais, previamente definidas. Em Portugal, a partilha de dados é possível através do Portal Internacional que integra a Plataforma de Dados de Saúde.