O SIGAS – Sistema Integrado de Gestão de Aquisições da Saúde é um projeto com o objetivo de desmaterializar procedimentos, tornando mais transparente e eficiente a tramitação de todo o processo aquisitivo por via eletrónica, segundo o Código de Contratos Públicos (CCP).
Alinhado com políticas de sustentabilidade, segurança e integração, o SIGAS pretende, também, reforçar a relação de proximidade e qualidade entre a SPMS e as várias entidades do SNS – Serviço Nacional de Saúde. O projeto rege-se por simplicidade, acessibilidade e partilha de informação, tendo por base a eliminação, tanto quanto possível, da circulação de papel em áreas de elevada complexidade administrativa.
O SIGAS abrange três áreas distintas, elencadas temporalmente na tramitação de procedimentos e divididas em três plataformas: PEDE – Pedidos Eletrónicos De Entidades; TramITA – Tramitação Integrada e Tratamento de Aquisições e PACTO – Plataforma Agregadora de Contratos e Termos Operacionais.
A plataforma PEDE já se encontra disponível e o projeto está na 2ª fase, com o desenvolvimento da TramITA. A fase inicial de implementação do projeto abrange a área da DCT – Direção de Compras Transversais, circunscrita aos pedidos de várias categorias:
- CM – Comunicações fixas;
- CF – Comunicações móveis;
- EI – Equipamento informático;
- LS – Licenciamento de Software;
- CIA – Cópia e Impressão – Aquisição;
- CIO – Cópia e impressão – Outsourcing;
- Outras categorias a anunciar brevemente.
A partir de outubro, a credenciação deverá ser efetuada na página da SPMS em www.spms.min-saude.pt, no separador da Direção de Compras Transversais. Feita a credenciação, será enviado um email com as indicações de utilizador, password e link de acesso à página da Entidade no SIGAS. Para facilitar a utilização da ferramenta, é disponibilizado um tutorial, na página principal, que permitirá aceder à WIKI e à criação de um pedido na plataforma PEDE.