Com o propósito de permitir o acesso à Rede Informática da Saúde (RIS) e a diversas aplicações informáticas do Serviço Nacional de Saúde, a SPMS assinou, no passado dia 13, um protocolo de parceria com a Associação Raríssimas- Associação Nacional de Deficiências Mentais Raras.
Paulo Macedo, Ministro da Saúde, marcou presença na assinatura do protocolo celebrado entre as duas instituições. A SPMS, representada pelo presidente do Conselho de Administração, Henrique Martins, e pelo vogal executivo, Artur Mimoso, disponibilizou à Associação Raríssimas, o acesso ao aplicativo Sonho e Sclinico, permitindo que a associação aceda ao software administrativo e clínico idêntico ao dos principais hospitais, bem como as ligações à Plataforma de Dados da Saúde (PDS), ao software de prescrição médica (PEM) e ao software da RNCCI – Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados.
A Raríssimas possui um Centro de Recursos em Doenças Raras, a Casa dos Marcos, com um modelo assistencial pioneiro em Portugal e na Europa, integrando valências sociais e de saúde. No domínio da saúde, a informatização da Casa dos Marcos traduz-se em ganhos significativos para a Raríssimas e para o SNS, possibilitando a partilha e a consulta do histórico clínico dos seus doentes. No âmbito da documentação digital e considerando a investigação futura, do ponto de vista clínico e científico, este protocolo revela-se uma peça fundamental. O acesso às aplicações e sistemas da SPMS irão contribuir para o crescente registo de mais-valias na prossecução do projeto da Casa dos Marcos.