A SPMS protagonizou a Conferência “e-health: importância estratégica para os cuidados de saúde”, integrada no Ciclo de Conferências “ÁGORA – Ciência e Sociedade”, promovida pela Universidade de Lisboa. Realizada no passado dia 29 de abril, a conferência contou com a participação da diretora dos Sistemas de Informação da SPMS, Sara Carrasqueiro, e do presidente do Conselho de Administração, Henrique Martins.
Num ambiente informal, e ao longo de quase duas horas, o foco da conversa foi, essencialmente, sobre os grandes desafios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no setor da saúde até 2020 – centrados na melhoria de acesso, qualidade e eficiência -, e o alinhamento de políticas estratégicas e de governação, em Portugal e na União Europeia, no âmbito dos cuidados de saúde transfronteiriços.
Através da apresentação de um conjunto de iniciativas, projetadas e desenvolvidas para uma melhor prestação e gestão dos serviços de saúde em prol do cidadão, demonstrou-se a importância, cada vez mais premente, da partilha de informação de registos clínicos entre profissionais de saúde e entre Estados-Membros. Henrique Martins concluiu com a convicção de que “Portugal é um dos países com melhor imagem na combinação saúde e tecnologias.”