O site Tempos Médios de Espera no Serviço Nacional de Saúde, integrado no Portal do SNS, já tem implementado o ColorADD, um sistema de identificação de cores para daltónicos. O Ministério da Saúde prevê, a curto prazo, a instalação deste código em todas as suas áreas, inclusive nos vários sistemas de informação da SPMS.
O ColorADD é reconhecido e adotado como o código de cores universal para daltónicos, uma limitação que afeta 10% da população mundial masculina. A utilização deste código é transversal a vários setores, destacando-se a sua elevada aplicabilidade na área da saúde, por exemplo na triagem de doentes, na sinalética existente nas instituições de saúde ou na referenciação do medicamento. Pode ser também usado em aplicações móveis.
Atualmente, o projeto ColorADD está a representar Portugal, entre 27 países, na final do “Chivas – The Venture”, um concurso que promove o empreendedorismo social a nível mundial, com o objetivo de apoiar empresas inovadoras e promotoras de uma mudança social ou ambiental na sociedade. O ColorADD já arrecadou várias distinções, entre elas o Prémio WSA-Nações Unidas.
Pode consultar www.tempos.min-saude.pt