A SPMS, em conjunto com o Grupo de Trabalho de Telemedicina (GTT), distinguiu instituições e personalidades pelo trabalho desenvolvido na área da Telemedicina. Os prémios foram entregues durante o “eHealth Summer Week”, no dia 30 de junho, em Lisboa, por Henrique Martins e Artur Trindade Mimoso, do Conselho de Administração da SPMS, e Ricardo Mestre da ACSS.
Larguito Claro, dermatologista no Centro Hospitalar do Algarve foi distinguido pelo trabalho realizado ao nível do rastreio/triagem teledermatológica, com o prémio de Personalidade do Ano em Telemedicina. Foi o médico que mais expandiu o apoio do seu serviço aos cuidados de saúde primários, através de teleconsultas em tempo real, aumentando de 562 para 1358, no período entre 2011 a 2015. Larguito Claro destaca-se, assim, por ter conseguido que 77% dos pedidos da Consulta a Tempo e Horas (CTH) tenham sido realizados por rastreio teledermatológico, registando-se, também, uma diminuição nas listas de espera, com uma redução de 190 para 170 dias, no período de um ano. O prémio foi entregue a Ana Pires do Centro Hospitalar do Algarve, em representação de Larguito Claro.
O Centro Hospitalar da Cova da Beira e o IPATIMUP foram distinguidos com o prémio de Boas Práticas em Telemedicina, pelo trabalho realizado no âmbito da Telepatologia/Patologia Digital para fins de diagnóstico. Os representantes foram Carlos Gomes da Cova da Beira e Ana Ribeiro do IPATIMUP.
O projeto de Telepatologia/Patologia Digital constitui uma metodologia de diagnóstico que, garantindo a qualidade da anatomia patológica, essencial para tratamento de doentes oncológicos, permite que todas as atividades técnicas sejam realizadas in loco, e que tarefas que antes eram apenas executadas por médicos, possam agora ser realizadas por técnicos especializados, com apoio de um médico à distância. Registou-se uma redução do tempo de espera de obtenção de diagnóstico, que passou de 16 para 7,6 dias úteis, verificando-se um enorme benefício financeiro global.
O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP) recebeu uma menção honrosa de Boas Práticas em Telemedicina, pelo trabalho desenvolvido na área da tele-Via Verde do AVC. O prémio foi entregue a Vítor Lourenço. Os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Barlavento Algarvio, Sotavento Algarvio e Central do Algarve foram distinguidos com um reconhecimento especial pelo trabalho realizado na área do rastreio/triagem teledermatológica. Os prémios foram atribuídos pelo mérito que os médicos de família têm no processo, ao realizarem os seus pedidos por rastreio teledermatológico, resultando em 77% dos pedidos da Consulta a Tempo e Horas (CTH). Elsa Santos, Vilaça Lopes e Valério Rodrigues representaram as instituições. Luís Gonçalves, Presidente do GTT, foi distinguido pelo seu valioso contributo no desenvolvimento da Telemedicina em Portugal.