Esta semana iniciou-se a implementação do Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade (SICC), desenvolvido pela SPMS, na Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, integrado numa estratégia transversal e sustentada de modernização dos serviços da gestão financeira e administração geral desta ARS, com a finalidade de reforçar a articulação com os serviços centrais do Ministério da Saúde.
A ARS Algarve é uma das 27 entidades de Saúde que já adotaram esta nova plataforma. O SICC tem como objetivo principal a recolha de informação contabilística e o reporting de informação, permitindo maior fiabilidade, maior segurança e simplificação de processos, centralizando num único sistema todos os dados financeiros do Ministério da Saúde, que ficam acessíveis em tempo real.
A curto prazo, o processo de migração para este sistema, por um número cada vez maior de entidades, irá contribuir para uma maior interoperabilidade e rápida comunicação entre as várias entidades regionais e nacionais. Prevê-se que, até janeiro de 2017, todos os organismos parceiros da SPMS, nesta área, estejam integrados no SICC.
O SICC efetua registos na Contabilidade Orçamental, Patrimonial e Analítica, consagrando os princípios contabilísticos inerentes a estas três óticas contabilísticas e possibilitando a produção de mapas, definidos legalmente para a Direção-Geral do Orçamento, Tribunal de Contas, ACSS, IP, entre outros.