O projeto “Wi-Fi Utente – SNS no (m)ar” foi inaugurado oficialmente hoje, dia 26 de agosto, no posto da Praia da Falésia, Albufeira. Resultante de uma colaboração entre a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, o projeto está em funcionamento desde dia 22 de julho.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da SPMS, Henrique Martins, do Presidente da ARS Algarve, João Moura Reis, e do Presidente da Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, Norberto Martins.
O projeto visa facilitar o acesso ao Processo Clínico do Utente e à Plataforma de Dados da Saúde (PDS) para os profissionais de enfermagem que assistem os banhistas e, fornece, também, serviço gratuito de internet a todos os cidadãos que frequentem a praia, tornando possível, por exemplo, a consulta a informações relevantes sobre saúde, através da Área do Cidadão em www.sns.gov.pt.
Os profissionais de enfermagem passam a aceder aos dados de saúde sobre os utentes que necessitem da prestação de cuidados na praia, conseguindo obter-se melhores e mais rápidos resultados através de um simples computador portátil.