Com a entrada em vigor a 1 de setembro do projeto “Notícia Nascimento”, o registo eletrónico passou a ser efetuado em formulário próprio, melhorando a comunicação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários. Torna-se, assim, mais célere o acompanhamento dos novos utentes, bem como a introdução de alertas.
O projeto “Nascer Utente”, também em vigor desde 1 de setembro, permite que todos os recém-nascidos passem a ter médico de família. A inscrição do bebé é automática e imediata no Registo Nacional de Utentes (RNU), procedendo-se à atribuição do respetivo número de utente, a constar do Cartão do Cidadão, e de médico de família. A SPMS é responsável pela implementação das adaptações do sistema do RNU (“Nascer Utente”) e da integração de comunicações no SClínico e na PDS (“Notícia Nascimento”).
Além destes dois projetos, o Simplex Saúde Infantil e Juvenil abrange o eBoletim de Saúde Infantil e Juvenil e o eBoletim de Vacinas. A versão digital do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil permite, para além das consultas e registo da informação relevante, a emissão de alertas e notificações para os pais e cuidadores. Entre setembro e outubro de 2016 decorre um projeto-piloto na ULS Baixo Alentejo, que consiste na identificação das grávidas que irão ter acesso aos primeiros Boletins de Saúde Infantil e Juvenil em formato eletrónico. O eBoletim de Vacinas é a versão digital do Boletim de vacinas que, para além das consultas e dos registos de informação relevante, permite a emissão de alertas e notificações. Atualmente está a decorrer o projeto-piloto “Vacinas”, no Centro de Saúde de Sines.
Pode consultar o Despacho nº 10440/2016 que regula a atribuição de médico de família aos recém-nascidos, no âmbito dos projetos “Nascer Utente” e “Notícia Nascimento”.