Amanhã, dia 15 de novembro, a SPMS participa na 4ª edição do “Saúde que Conta: Estratégia Nacional para a Literacia em Saúde”, promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL) “, que decorre pelas 14h00, na reitoria da UNL. Num país que ainda apresenta um índice de iliteracia em Saúde elevado, esta iniciativa é de extrema importância.
Tendo por objetivo contribuir para a operacionalização de uma estratégia nacional de literacia em Saúde, a 4ª edição reúne um painel de peritos de áreas da medicina, da educação, da sociologia, do jornalismo, da psicologia, de instituições governamentais e da sociedade civil. Arlete Monteiro, Coordenadora de Plataformas de Integração de Cuidados, representa a SPMS nesta edição, para debater temas já apresentados para a estratégia, como a partilha de decisões de saúde, adequar sistemas de informação para que sejam universais, interoperáveis e centrados no cidadão.
O projeto “Saúde que Conta” é uma iniciativa de âmbito nacional, que teve início em 2011, com o propósito de acompanhar, avaliar, debater e promover a capacitação do cidadão em saúde e, também, contribuir para o debate público desta temática.