No âmbito do Projeto ULX | Unificar Lisboa, promovido pela SPMS, iniciou-se a substituição do Sistema de Informação (SI) de gestão clínica em uso (MedicineOne) pelo SClínico, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Cascais. Entre os dias 19 e 21 de dezembro, em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), a SPMS começou os trabalhos de preparação para a implementação do SClínico nas Unidades de Saúde Familiar (USF) Emergir e São Domingos de Gusmão, do ACES de Cascais.
Para que o processo de implementação do SClínico decorresse com normalidade, foram ministradas ações de formação, no domínio da sua utilização e funcionamento, aos profissionais de saúde daquelas unidades. No terreno, encontra-se uma equipa multidisciplinar que junta técnicos informáticos da SPMS e da ARS LVT, com o intuito de proceder às configurações necessárias do sistema e acompanhar mais de perto o início da utilização por parte dos profissionais daqueles organismos.
Ao longo do período de formação, os técnicos têm encontrado uma boa recetividade por parte daqueles que doravante irão ter o SClínico como nova ferramenta de trabalho. Os profissionais de saúde encaram de forma positiva este tipo de ações no terreno, por permitirem uma mais célere adaptação a um novo sistema, que preveem poder vir a simplificar a prática clínica, diminuindo constrangimentos detetados com o sistema anterior.
Na primeira semana de janeiro dar-se-á continuidade ao período de formação e acompanhamento dos profissionais de saúde daquele ACES, dessa feita junto das USF Artemisa e Cidadela. A curto prazo, o Projeto ULX | Unificar Lisboa será alargado a todas as USF de Cascais.