Como entidade responsável pelo desenvolvimento da Área do Cidadão do Portal SNS, a SPMS promoveu uma sessão de trabalho, a 26 de janeiro, em Lisboa, com a finalidade de envolver profissionais, de diferentes áreas, dos Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) e Unidades Locais de Saúde (ULS) do país, na análise e debate das vantagens desta plataforma.
Como ferramenta essencial na interação e comunicação entre instituições, profissionais de saúde e cidadãos, a Área do Cidadão disponibiliza um conjunto de funcionalidades e serviços úteis que visam aproximar o SNS dos utentes.
Assim, torna-se importante conhecer o feedback dos utilizadores, de forma a garantir que esta plataforma colaborativa responde às necessidades e expetativas e, por outro lado, recolher sugestões de melhoria ou aperfeiçoamento das funcionalidades e serviços que são disponibilizados. A sessão de trabalho serviu este propósito.
No decorrer da reunião, algumas unidades de saúde apresentaram as iniciativas que têm vindo a desenvolver para promover a Área do Cidadão, e todas demonstraram recetividade em colaborar com a SPMS na divulgação, reconhecendo a enorme mais-valia e utilidade que representa para os cidadãos, utentes do SNS.
Alinhada com o objetivo de incentivar o registo e aumentar o número de inscritos, a SPMS tem em curso uma campanha de divulgação e informação sobre a Área do Cidadão, que engloba várias iniciativas. Na próxima semana, por exemplo, começará a ser enviado um email diário para os ACES e ULS, reportando o número de inscritos em cada unidade de saúde.