Na conferência “Transformação Digital na Saúde – Registo de Saúde Eletrónico”, realizada hoje na FIL, o ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes, referiu o dia 20 de janeiro como “um ponto de viragem no Serviço Nacional de Saúde”, através das iniciativas inovadoras que a SPMS está a desenvolver.
Reforçou que a ideia de colocar o cidadão no centro do sistema é dar-lhe mais poder e permitir que efetue determinadas ações simples, como marcar consultas, gerir os seus dados de saúde ou consultar o seu guia de tratamento. A literacia em saúde é essencial e, atualmente, não pode ser dissociada do conhecimento tecnológico.
Se há 20 anos, o digital era um admirável mundo novo, sobretudo em Portugal, hoje é uma realidade e o SNS integra essa mudança e avanço tecnológico. O futuro é inevitável e o sistema de saúde não só acompanha como é um elemento dinamizador de todo o processo de transformação.
Adalberto Campos Fernandes terminou o discurso, reiterando que “estamos num ponto de transformação” e apelou para que “façamos de Portugal um país moderno!”.
A aposta na transformação digital assume-se como uma área estratégica para a atual Tutela.