No âmbito das reuniões promovidas pela Rede Operacional de Serviços Partilhados de Tecnologias de Informação e Comunicação da Administração Pública (rSPtic), a SPMS foi a anfitriã da 24ª reunião, realizada em Lisboa, a 11 de janeiro. Nesta reunião, que contou com a participação de representantes de diferentes entidades, a SPMS apresentou a estratégia das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no setor da Saúde. A agenda incluiu outras apresentações centradas nas TIC, com especial destaque para o convidado desta reunião, Jorge Máximo, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, com o tema “As tecnologias de informação no Município de Lisboa – experiência e desafios”.
Integrando as entidades TIC das diferentes áreas de governação, a rSPtic tem promovido de forma permanente e articulada a eficiência e inovação tecnológica associada à utilização operacional das TIC na Administração Pública. Dinamizada pela Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap), esta rede colaborativa promove e assegura, em sintonia com os objetivos estabelecidos no Plano Global Estratégico de Racionalização e Redução de custos com as TIC (PGERRTIC) na Administração Pública, a disponibilização, gestão e operação de sistemas e infraestruturas de TIC, que potenciem a racionalização e reutilização de recursos tecnológicos, numa lógica de serviços partilhados.
Em termos de partilha de conhecimento e de boas práticas entre os responsáveis por estas áreas na Administração Pública, as reuniões colaborativas da rSPtic têm sido bastante positivas.