Realizou-se hoje, dia 19 de janeiro nas instalações da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, uma reunião de trabalho com representantes das várias Unidades de Saúde Locais (ULS). Este encontro teve como objetivo analisar as vantagens e os princípios orientadores das redes de TeleSaúde, avaliar as necessidades operacionais que a implementação da telemedicina requer e apresentar os resultados do inquérito relativo ao Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS).
O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP) apresentou os resultados alcançados, que são exemplo da fiabilidade, segurança e simplificação que a TeleSaúde alcança, permitindo aos intervenientes confirmar as tecnologias de informação e comunicação como recurso na otimização da gestão de fluxos de informação entre utentes e profissionais de saúde.
No final da sessão foram divulgados os resultados do inquérito sobre o CNTS aplicado junto das diversas entidades de saúde. Este inquérito deu a conhecer as expetativas dos stakeholders, as áreas de intervenção que estes consideram prioritárias para o CNTS para a melhoria da governação e eficiência do Serviço Nacional de Saúde no âmbito da reforma dos cuidados de Saúde.