A SPMS instalou os módulos de urgência e triagem, que integram o sistema de informação SClínico, na Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco. Desde dia 10 de janeiro, que esta instituição já usa o novo módulo da urgência e a triagem de Manchester 2, como acontece em muitos outros centros hospitalares do país.
A ULS de Castelo Branco já contava com o SClínico como ferramenta de registo clínico orientado ao utente. Com a instalação dos módulos da urgência e triagem é garantido o rastreamento completo do paciente, desde a admissão no Serviço de Urgência, até à alta hospitalar, incluindo horas e locais de atendimento, especialidades, profissionais envolvidos, atos prescritos e realizados.
De uma forma mais pormenorizada, sublinha-se que o Módulo Urgência contém: lista e pesquisa de utentes, acesso ao módulo de triagem, localização do utente, profissionais responsáveis pelo utente, requisição de transportes internos, transferências entre especialidades, atualização constante do estado dos MCDT’s, dos tempos da medicação a administrar e dos tempos das monitorizações a realizar ao utente e, ainda, os perfis de enfermeiro, médico, técnico, auxiliar e administrativo.
As Instituições que já usam o novo módulo da urgência e a triagem de Manchester 2 são:
- CHMT – Centro Hospitalar Médio Tejo;
- ULSNE – ULS Nordeste;
- CHTMAD – Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro;
- CHL – Centro Hospitalar Leiria;
- ULSAM – ULS Alto Minho;
- CHBV – Centro Hospitalar Baixo Vouga;
- CHMA – Centro Hospitalar Médio Ave;
- CHPVVC – Centro Hospitalar Povoa do Varzim e Vila de Conde;
- Hospital de Guimarães;
- Hospital da Horta;
- Hospital de Barcelos.
Resultado de duas aplicações, o SAM (Sistema de Apoio ao Médico) e o SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem), o SClínico Hospitalar é um sistema de informação evolutivo, desenvolvido pela SPMS, que tem crescido para ser uma aplicação única, comum a todos os prestadores de cuidados de saúde e centrada no doente.
O SClínico insere-se na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica do Serviço Nacional de Saúde, que prevê a uniformização dos procedimentos dos registos clínicos, de forma a garantir a normalização da informação.
Cada vez mais, a SPMS é contactada por hospitais que pretendem instalar os módulos de urgência e triagem, neste contexto, a SPMS continua a desenvolver novas funcionalidades e melhorias, tendo em conta o feedback das várias unidades. Futuramente, será implementado o Protocolo Triagem Pediátrica Canadiana.