Literacia em Saúde e Integração de Cuidados em debate.
A Messe de Cascais acolheu ontem, 2 de fevereiro, o 1.º “Workshop PLIC – Programa de Literacia em Saúde e Integração de Cuidados”, organizado pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) em conjunto com o Núcleo de Apoio Estratégico (NAE) do Ministério da Saúde.
Ao longo do dia, vários dirigentes e especialistas da Saúde, peritos em sistemas de informação e técnicos de comunicação partilharam e debateram ideias, objetivos e metodologias, com o propósito de criar ferramentas que visam o incremento da literacia em saúde e a integração de cuidados.
Ao ser dotado de um conjunto de competências e conhecimentos necessários para aceder, compreender e utilizar informação que lhe permita tomar decisões sobre cuidados de saúde, prevenção da doença e modos de promoção de uma vida saudável, o cidadão consegue beneficiar, de forma mais eficaz e eficiente, das potencialidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Este workshop iniciou-se com as intervenções do Presidente do Conselho da Administração da SPMS, Henrique Martins, e do coordenador do NAE, Constantino Sakellarides, que enquadrando a temática e os objetivos do workshop, deram o mote para um profícuo dia de trabalhos.
Este evento marca o arranque de um novo ciclo no âmbito da promoção da Literacia em Saúde que visa acompanhar, avaliar, debater e promover a capacitação do cidadão em saúde e, também, contribuir para o debate público desta temática, e contou, na parte final, com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
Na sua intervenção, o Ministro da Saúde elogiou o trabalho desenvolvido, salientando que os portugueses reconhecem que estratégias de saúde como esta proporcionam ao cidadão melhores condições e serviços, tendendo, assim, a aproximar-se do SNS.
Adalberto Campos Fernandes sublinhou ainda que “a saúde digital vai alterar o paradigma da prestação de cuidados”, na medida em que “ao fazer-se a aproximação certa ao problema, neste caso à iliteracia em saúde, os cidadãos aderem. Os portugueses são cooperativos com as estratégias de saúde”, razão que, segundo o Ministro, deve incentivar a continuidade do trabalho-conjunto em prol do SNS.
O Workshop PLIC resultou da sinergia criada entre a SPMS e o NAE que, ao longo das últimas semanas, têm vindo a desenvolver várias sessões de trabalho, com vista à delineação de estratégias comuns no âmbito da promoção da Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados.
Portugal apresenta, ainda, um elevado índice de iliteracia em Saúde, servindo este tipo de atividades para desenhar estratégias capazes de promover e incrementar a Saúde Pública, intenção da tutela, dando assim cumprimento aos objetivos do Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados, promovendo a qualidade de vida da Cidadão.