SIMH – Sistema de Informação Para a Morbilidade Hospitalar

7 Fevereiro, 2017

Para responder à necessidade de reformular e adaptar os sistemas de informação nas instituições hospitalares, de forma a permitirem a codificação de episódios em ICD-10-CM/PCS, a SPMS desenvolveu o Sistema de Informação para a Morbilidade Hospitalar (SIMH), a evolução do sistema WebGDH.

O SIMH tem como principal finalidade recolher, editar e agrupar em GDH (Grupos de Diagnósticos Homogéneos) episódios de Internamento e Ambulatório, permitindo a integração de dados administrativos de vários sistemas (SONHO e outros). Garante que a codificação do episódio é feita na aplicação, tornando  o serviço prestado mais eficaz e eficiente.

A mudança de codificação clínica, de ICD-9-CM para ICD-10-CM/PCS, assenta no reconhecimento internacional de que esta nova codificação é mais exaustiva e mais adequada para retratar as inovações do estudo, descrição e classificação das diferentes doenças.

Com o SIMH, o serviço melhora a vários níveis:

• Segurança;
  • Qualidade Performance;
  • Compatibilidade;
  • Estabilidade;
  • Robustez;
  • Confiabilidade;
  • Usabilidade e Melhor Qualidade de Dados, através de uniformização dos dados recolhidos nas várias entidades e da disponibilização de webservices verifica-se um maior número de entidades a utilizar integrações automáticas.

Sendo um sistema evolutivo do WebGDH, além de replicar as funcionalidades já existentes, apresenta novas funções:

• agrupamento automático;
  • envio automático para o sistema de faturação, módulo de apoio à codificação clínica de acesso exclusivo ao médico codificador;
  • pesquisa de códigos de diagnóstico por índice;
  • pesquisa de códigos de procedimento por construção em cascata;
  • validação central de dados (número de utente; instituição, etc.)

A implementação do SIMH arrancou, entre outubro e novembro de 2016, em três hospitais: Centro Hospitalar de São João, Centro Hospitalar Central e Hospital do Espírito Santo – Évora.

Concluída a fase piloto, a SPMS iniciou o rollout nacional em janeiro, prevendo que a implementação do SIMH termine durante o mês de fevereiro em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde, incluindo instituições em regime PPP (Parcerias Público-Privadas).

Banner_generico_spms