No decorrer do evento “TeleSaúde no AVC | Do Evento ao Domicilio”, realizado a 30 de março, no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha, foi apresentado, publicamente, o site do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS).
A SPMS, EPE promoveu este evento, que contou com a participação do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, através de uma videoconferência e, durante a qual, incentivou os representantes das entidades de Saúde à introdução das plataformas tecnológicas, de forma a aproximar utentes e profissionais e, consequentemente, permitir a melhoria no acesso aos cuidados de saúde.
A intervenção do presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, contribuiu, também, para fomentar o debate sobre a utilização da TeleSaúde nas várias entidades, identificando vantagens claras para profissionais e utentes.
O site do CNTS representa mais um meio de dinamizar o processo de implementação da telemedicina no Serviço Nacional de Saúde. Apelativo, dinâmico e com uma navegação fácil, reúne informação diversa, centrando-se em cinco grandes áreas: TeleSaúde; Serviços de Saúde; Teleformação; Desenvolvimento e Investigação, Recursos e, ainda, uma área de destaques.
Durante a cerimónia, foi feita, também, a apresentação do projeto de Teleformação em reabilitação, resultante de uma parceria entre o CNTS e o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.
Em alinhamento com a reforma dos cuidados de Saúde do SNS, o CNTS foi criado em outubro de 2016, passando a integrar a SPMS, EPE. Inserido na estratégia de dinamização da TeleSaúde no sistema de saúde, pretende melhorar a acessibilidade ao SNS, levando-o a qualquer lugar e a todos os cidadãos, com qualidade.
Aproximar, cada vez mais, o SNS do cidadão é, efetivamente, um dos grandes objetivos do Ministério da Saúde, garantindo-se, assim, uma melhor governação e eficiência do SNS. O desenvolvimento das teleconsultas contribui para se alcançar este objetivo.
Desenvolvido pela SPMS, EPE, o site pode ser visitado em www.cnts.min-saude.pt.