Notícias

Emissão eletrónica do Atestado Médico para a Carta de Condução – Adiamento da entrada em vigor

31 Março, 2017

A data de entrada em vigor da obrigatoriedade da emissão por meios informáticos do Atestado Médico para a Carta de Condução (ACC), quer pelos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde integrados no Serviço Nacional de Saúde, quer pelos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde do setor privado e social, foi adiada para dia 15 de maio de 2017, para que os softwares privados possam concluir o processo de adaptação, e para que seja concluída a validação das aplicações informáticas pela SPMS, EPE.

No âmbito do Projeto SIMPLEX, “Cartas sobre Rodas”, foi feita, em março, a alteração do regulamento da habilitação legal para conduzir, criando os Centros de Avaliação Médica e Psicológica (CAMP), de forma a que a avaliação da aptidão física e mental, bem como a avaliação da aptidão psicológica dos candidatos e condutores do grupo 2 seja efetuada obrigatoriamente. Os CAMP terão também que ter softwares adaptados.

A SPMS, EPE continuará a assegurar o alargamento previsto ao nível das unidades de saúde do SNS e privados, apesar do adiamento, de forma a que todos os profissionais de saúde tenham acesso às ferramentas necessárias, dando cumprimento ao diretivo legal, com entrada em vigor a 15 de maio.

Desde 1 de março, foram emitidos eletronicamente e comunicados, de forma automática, para o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) mais de 1450 Atestados Médicos para a Carta de Condução, distribuídos pelas várias Administrações Regionais de Saúde (ARS). Estes ACC foram emitidos por mais de 629 médicos das unidades de Cuidados de Saúde Primários com SClínico-CSP, no mês de março, e por ARS, da seguinte forma: ARS Alentejo – 152; ARS Algarve – 104; ARS Centro – 699; ARS Lisboa e Vale do Tejo – 239 e ARS Norte – 256.

O alargamento foi feito faseadamente nas diferentes ARS, podendo os números apresentados não traduzir o volume total de atestados emitidos por região. Todos os hospitais com SClínico já se encontram igualmente capacitados para a emissão eletrónica de atestados médicos.

À medida que mais unidades de saúde utilizam softwares adaptados e concluem o processo desta implementação, o número de atestados comunicados automaticamente ao IMT aumenta todas as semanas, com benefício para o cidadão.

Prevê-se, nas próximas semanas, avançar com o alargamento a várias unidades do sector privado e social, que possuam software em conformidade, para que possam, também, efetuar a emissão eletrónica.

Este processo de alteração do regulamento vai ao encontro das posições manifestadas pelos vários parceiros do sector, mas nunca realizado, sendo agora concretizado pelo XXI Governo Constitucional.

Temas

Banner_SPMS_ATESTADO-MÉDICO

Um ano de emissão eletrónica de Atestados Médicos para a Carta de Condução

27 Junho, 2018

No período de um ano, os Atestados Médicos para a Carta de Condução (ACC), emitidos e transmitidos eletronicamente, aproximaram-se dos 850 000, registados até final de maio de 2018. Garantindo mais segurança rodoviária e maior credibilidade, só entre janeiro e final de maio deste ano, foram emitidos e transmitidos eletronicamente mais de 415 000 ACC.

Banner_SPMS_ATESTADO-MÉDICO
Voltar
Voltar para o topo.