Em reunião do Conselho de Ministros, realizada no dia 02 de março, foi aprovada a “Estratégia TIC 2020” e o respetivo plano de ação, assim como os planos setoriais, apresentados pelo Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública (CTIC).
Esta estratégia condensa a visão do Governo para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública, nos próximos quatro anos (2017-20), compreendendo iniciativas comuns a toda a Administração do Estado e iniciativas específicas de cada área setorial.
A Estratégia TIC 2020 tem em vista a transformação digital da Administração Pública com os seguintes objetivos principais:
- Tornar os serviços digitais mais simples, acessíveis e inclusivos;
- Potenciar a adesão aos serviços digitais por parte dos cidadãos e das empresas;
- Garantir um desenvolvimento sustentável em matéria de transformação digital.
A SPMS, EPE, em articulação com Agência para a Modernização Administrativa (AMA), tem a responsabilidade de coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, já aprovada em outubro de 2016, garantindo a sua operacionalização e promoção no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.
Com a aprovação desta resolução, é dado mais um passo no sentido de dotar a Administração Pública de uma estratégia global que promova a melhor gestão de TIC, como suporte da simplificação administrativa, proporcionando aos cidadãos uma melhor qualidade de vida, e às empresas um Estado mais eficiente na prestação dos seus serviços.
No evento internacional “Portugal eHealth Summit”, em preparação pela SPMS e que terá lugar em Lisboa, de 04 a 07 de abril, a temática ENESIS2020 está incluída no ciclo de debates.
Consulte mais informações sobre Portugal eHealth Summit.
ehealthsummit | enesis | TIC