A Circular Normativa Conjunta nº3 entre a Direção-Geral da Saúde e a SPMS, EPE sobre “Orientações para a operacionalização do Sistema de Informação Centralizado de Vacinas – VACINAS”, dirigida a médicos e enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde, foi divulgada hoje, dia 28 de abril.
O Programa Nacional de Vacinação (PNV) contempla as vacinas consideradas mais importantes para garantir a saúde da população portuguesa. Assim, de forma a centralizar a informação relevante ao processo de vacinação da população presente em Portugal foi desenvolvido um novo sistema de informação centralizado, VACINAS, que irá substituir o módulo de vacinação do SINUS, garantindo todas as funcionalidades deste e, ao mesmo tempo, criando um módulo de gestão centralizada do PNV e da vacinação em geral.
A nova aplicação centralizada VACINAS será disponibilizada, de uma forma progressiva, a partir do dia 15 de maio, a todas as unidades de saúde do SNS, e a unidades privadas de saúde ou do sector social, mediante protocolos celebrados com as respetivas ARS para as vacinas do PNV. A aplicação será disponibilizada, também, a outros prestadores de saúde e a centros de vacinação internacional, para consulta e/ou registos através de pedido dirigido à SPMS.
A disponibilização da nova plataforma será comunicada por email, com a devida antecedência, às unidades de saúde, sendo o ponto de contacto privilegiado o interlocutor para o projeto VACINAS, já anteriormente identificado junto da SPMS através do endereço de email info.vacinas@spms.min-saude.pt.
Caso a entidade não tenha ainda identificado um interlocutor, deverá fazê-lo com a maior brevidade, enviando um email para o endereço indicado, com o seu nome, cargo e contactos diretos de telefone e email.
Consulte na íntegra a Circular Normativa Conjunta n.º03/DGS/SPMS