A SPMS, EPE recebe, esta semana, comitivas da Mongólia e Moldávia. Organizada com o European Bank for Reconstruction and Development (EBRD), esta iniciativa pretende dar a conhecer as boas práticas da SPMS na área da contratação pública.
Durante quatro dias, profissionais e responsáveis da Saúde dos dois países têm a oportunidade de conhecer o processo de aquisição de medicamentos, consumíveis e outros equipamentos médicos, bem como perceber o método de articulação entre todas as entidades envolvidas na certificação, regulamentação, teste e consumo medicamentoso em Portugal.
Ao longo das sessões de trabalho, as delegações terão contacto com várias entidades nacionais com responsabilidade nesta área. Além da anfitriã SPMS, o INFARMED, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, apresentarão os seus projetos e experiências.
O EBRD tem reconhecido a qualidade do trabalho da SPMS em termos de contratação pública, não só pela sua completude, como pela importância que esta tem na obtenção de maior transparência e poupança, o que incrementa a melhoria das condições de vida das populações.
Considerando a notoriedade alcançada pela SPMS nesta matéria, o EBRD pretende utilizar o seu exemplo como mobilizador para vários países onde desenvolve projetos, permitindo assim que o know-how português seja partilhado além-fronteiras.
Os sistemas de informação, outra vertente fundamental da ação da SPMS, também foram motivo de interesse por parte dos visitantes estrangeiros, tendo-lhes sido apresentados os principais projetos que a empresa já desenvolveu, ao longo das sessões desta manhã.