A SPMS, EPE e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM, IP) firmaram, hoje, 5 de maio, um protocolo visando o reforço da colaboração estratégica entre as duas entidades.
No âmbito das suas atribuições e da Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde (ENESIS 2020), os objetivos desta cooperação passam por melhorar a informação de saúde, a interoperabilidade dos sistemas e a capacidade e racionalização dos meios e recursos TIC.
Estes objetivos concretizam-se através do planeamento e desenvolvimento de várias iniciativas conjuntas. Uma das iniciativas que está a decorrer, e conta igualmente com a colaboração de outras instituições, relaciona-se com o apoio aos peregrinos (Operação Fátima), integrado no plano de contingência da saúde para a visita do Papa Francisco a Fátima nos próximos dias 12 e 13 de maio.
Neste contexto, a SPMS irá disponibilizar no Hospital de Campanha do INEM, um posto de trabalho que permitirá o acesso aos sistemas de informação do Ministério da Saúde para consulta de informação clínica por parte dos profissionais do INEM.
A assinatura deste protocolo representa mais um contributo para fomentar a melhoria na prestação de serviços de saúde ao cidadão.