Notícias

Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – Um ponto de contacto único e multicanal

16 Junho, 2017

Foi publicado em Diário da República hoje, 16 de junho, o Decreto-Lei n.º 69/2017 que vem afirmar a transferência de atribuições relativas ao Contacto do Serviço Nacional de Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde –  SPMS, E. P. E.

Assim, a SPMS vai assegurar o funcionamento do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (CCSNS), que sucede ao Centro de Atendimento do SNS (CASNS) e substitui os serviços de atendimento da linha Saúde 24. Assegura, igualmente, o funcionamento do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS).

Concretiza-se, desta forma, uma medida do Programa SIMPLEX+ 2016, visando disponibilizar ao cidadão, através de um ponto de contacto único e multicanal, um conjunto de informações e serviços que simplifiquem o acesso e a utilização do SNS, nomeadamente: informação geral; saúde pública; aconselhamento farmacêutico; triagem; aconselhamento e encaminhamento e apoio à utilização de serviços digitais-telecuidados.

Neste sentido, foi constituído um Grupo de Trabalho «visando a definição do objeto do futuro Centro de Contacto, respetivo modelo de funcionamento e operacionalização, numa lógica de simplificação do acesso e da utilização do SNS, e correspondente impacto financeiro e mais-valia económica para o Estado». Foi realizado um novo procedimento concursal, prevendo que os serviços atualmente prestados incluam, também, serviços de agendamento de consultas e de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDTs).

Como o acompanhamento do CCSNS passa a ser efetuado pela SPMS, a DGS vai colaborar com a realização de auditorias clínicas e de qualidade.

Com o objetivo prioritário de tornar mais simples o acesso e a utilização dos serviços do SNS, através de um ponto de contacto único e multicanal, o CCSNS integra novos serviços digitais para o cidadão, toda a informação do Portal do SNS e garante uma aposta na expansão dos serviços de TeleSaúde, de forma webizada e de proximidade em rede com as entidades do SNS.

Temas

|

CCSNS-Noticia

Telessaúde reúne SPMS e ULSRA no “Dia Digital”

26 Julho, 2024

A SPMS colaborou na promoção do “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa de aprendizagem e partilha de boas práticas da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA), que decorreu no dia 24 de julho. “É um dia de reflexão para desbravar novos caminhos”, salientou a presidente do Conselho de Administração da ULSRA, Margarida […]

7.º Aniversário do SNS 24 celebrado com iniciativa na Praia de Carcavelos

24 Julho, 2024

Assinala-se hoje o 7.º aniversário do SNS 24, serviço que se tornou a porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em Portugal. Para celebrar esta data, a SPMS realizou, durante a manhã, uma ação de divulgação dos canais SNS 24 na Praia de Carcavelos, onde procurou sensibilizar os banhistas e visitantes da […]

Projetos da SPMS debatidos no eHealth Forum

23 Julho, 2024

O eHealth Forum, iniciativa promovida pela SPMS, realizou-se no Auditório Principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, nesta terça-feira, dia 23 de julho. Com a finalidade de fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais envolvidos e mobilizadores de processos de transformação digital na saúde, o evento contou com uma centena de profissionais das […]

ehealth forum - Sandra Cavaca
Voltar
Voltar para o topo.