Foi ativada a primeira integração entre o PNB – Portuguese National Broker e a LIGHt- Local Interoperability Gateway for Healthcare, no dia 20 de junho, no Hospital Distrital de Santarém (HDS). A migração decorreu conforme planeado.
A partir desta data, a sincronização das receitas prescritas na PEM com o SClínico passou a ser feita exclusivamente entre plataformas de integração no HDS, com recurso ao standard internacional HL7 FHIR, eliminando o peso das ligações diretas à base de dados local.
Com esta atualização espera-se um impacto muito positivo localmente, quer em termos de performance da interface, quer através da capacidade de monitorização/auditoria que lhe é conferida pela framework da LIGHt.
Esta integração representa um avanço significativo e fundamental na consolidação da estratégia de normalização das interfaces com sistemas SPMS. Brevemente, está previsto o alargamento a todas as unidades hospitalares com LIGHt.
A LIGHt proporciona aos sistemas internos um mecanismo de integração, que faz a gestão das interfaces de uma forma fiável, standardizada e altamente parametrizável, prevenindo assim o acesso direto e/ou não autorizado às bases de dados e permitindo uma auditoria aos acessos. Está orientada para integrações locais, ou seja, dentro das próprias instituições.
O PNB é utilizado para estabelecer circuito interministerial, via plataforma da interoperabilidade da Administração Pública (iAP), implementando as melhores práticas internacionais em standards de interoperabilidade. Integra o fluxo de vários projetos e produtos, permitindo a troca de mensagens entre sistemas, através da disponibilização e/ou consumo de serviços, com mecanismos de segurança ao nível da autenticação e controlo de acessos.