Hoje, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, no evento “Saúde, Género e Violência no Ciclo de Vida”, na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Artur Trindade Mimoso, vogal executivo da SPMS, apresentou os novos desafios e inovações no âmbito da temática “Vacinas para a Vida”.
Numa mesa partilhada com Graça Freitas, subdiretora da DGS, e Maria Manuela Faria, do Ministério da Educação, Artur Trindade Mimoso abordou questões relacionadas com o processo logístico das vacinas a nível nacional e apresentou o novo sistema central de vacinas que substitui o módulo de registo de vacinas na aplicação administrativa SINUS.
A partilha de sinergias entre as entidades envolvidas promove um salto qualitativo no processo de vacinação.
Desenvolvido pela SPMS, em articulação com a DGS, este novo sistema tem como objetivo centralizar a informação relevante ao processo de vacinação da população presente em Portugal, não apenas nos Cuidados de Saúde Primários, mas também nos CS Hospitalares, e tanto no SNS como nos prestadores privados. A desmaterialização do Boletim de Vacinas é mais um dos objetivos do novo sistema que traz claras vantagens para o utente, que passa agora a consultar o seu Boletim de Vacinas Digital com um simples registo na Área do Cidadão do Portal SNS.