No âmbito do programa “Não à Diabetes”, a Área do Cidadão tem disponível a Calculadora de Risco da Diabetes. Com o objetivo de massificar a sua utilização na despistagem do risco da doença, atuando de uma forma ainda mais efetiva e preventiva, foram adicionadas novas opções associadas à Calculadora.
Assim, no caso em que é identificado um risco “moderado”, “alto” ou “muito alto” de diabetes para o utente, este será questionado se deseja partilhar a informação com os Cuidados de Saúde Primários e, ainda, se pretende agendar uma consulta.
Caso seja selecionado o ‘Sim’, é enviada uma notificação e, centralmente, é feita a marcação da consulta, por email, para o Centro de Saúde a que o utente pertence. É fundamental que os administrativos dos Centros de Saúde estejam atentos à caixa de correio eletrónico, onde chegam as notificações dos pedidos de consulta. Posteriormente, o administrativo contacta o cidadão, por telefone, para agendar a consulta.
A SPMS desenvolveu, também, mecanismos inteligentes que disponibilizam “lembretes” ao profissional de Saúde, indicando que o utente ainda não aderiu ao Programa “Não à Diabetes” e ao Programa “Gosto” (Projeto da DGS em parceria com a Fundação Gulbenkian, que possibilita consultas em comunidade, onde são feitos aconselhamentos de boas práticas, de alimentação e estilos de vida saudáveis, aos utentes identificados com risco elevado da diabetes).
Este lembrete ficará disponível em formato de pop-up e irá surgir em todas as consultas (3 vezes por utente) sempre que:
- O utilizador do software SClínico é enfermeiro (pode ser estendido aos médicos);
- O utilizador do software SClínico está a dar consultas dentro dos Municípios que aderiram ao Programa “Gosto” (pode ser estendido aos restantes Municípios);
- O utente está registado no sistema como não tendo consultas agendadas, ou realizadas, no âmbito do Programa “Gosto” ou do Programa “Não à Diabetes”;
- O utente ainda não tem registos na Calculadora de Risco da Diabetes do SClínico.
O pop-up tem a finalidade de informar o profissional de Saúde que deverá utilizar a Calculadora de Risco da Diabetes. Esta iniciativa visa promover a saúde e prevenir a diabetes, doença crónica que, anualmente, atinge maior número de portugueses.