A Rede Informática da Saúde (RIS) já foi restabelecida nas extensões de Vila Facaia e Graça, pertencentes ao Centro de Saúde de Pedrogão Grande, hoje às 12.30.
Foi necessário recorrer à implementação da solução via satélite e, desta forma, os serviços já foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e voltam a estar acessíveis a utentes e profissionais destes locais, permitindo o normal funcionamento das soluções informáticas do Ministério da Saúde.
Esta situação mais delongada ficou a dever-se a três furtos de cablagem nestas zonas, o que impossibilitou o trabalho do operador de telecomunicações da Rede Informática da Saúde.
As equipas técnicas da SPMS estão acompanhar a situação.
Esclarece-se, adicionalmente, que a PEM é o sistema de prescrição nacional o que significa que no Centro de Saúde e/ou em qualquer outro local do SNS, foi sempre possível reemitir receitas dos 1500 utentes, potencialmente afetados pela incapacidade de atendimento pleno nas extensões de saúde que, intermitentemente, são utilizadas, mas a SPMS quer garantir a funcionalidade a 100%.
De 4 a 7 de julho, equipas multidisciplinares da SPMS deslocaram-se a várias unidades de cuidados de saúde primários desta região com o objetivo de identificar problemas informáticos e promover a prática da TeleSaúde, contando para isso com o Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), sob a responsabilidade da SPMS.