A SPMS aposta numa nova ferramenta de gestão de serviço, que arrancou no passado dia 20 de junho, tendo como objetivo melhorar os processos relacionados com o suporte aos profissionais de TI e aos utilizadores finais dos produtos desenvolvidos pela SPMS.
Este é um dos pilares tecnológicos que alavanca a mudança organizacional em curso nesta área, através da qual se pretende implementar processos transversais, tendo como framework de referência o ITIL, com vista à obtenção de ganhos de eficiência, organizando o trabalho das equipas e rentabilizando, assim, os recursos disponíveis.
Na ferramenta estão já implementados os processos de gestão de incidentes e pedidos e, em curso, encontra-se a implementação do processo de gestão de problemas. A partir do dia 1 de agosto inicia-se a segunda fase do projeto. Consiste na disponibilização do Portal Self-Service desta ferramenta aos profissionais de TI das instituições do Serviço Nacional de Saúde.
Com a disponibilização deste novo canal de comunicação, os profissionais de TI passam a reportar as ocorrências através do Portal, podendo consultar o histórico dos pedidos/incidentes que tenham efetuado, bem como o estado em que se encontram. A disponibilização de catálogos de serviços é outra das vantagens deste Portal, possibilitando ao profissional de TI a classificação do pedido/incidente no momento em que é submetido e, assim, otimizar os tempos de resposta finais.
Para mais informações sobre a utilização deste Portal, consulte a Circular Normativa Nº 06/2017/SPMS sobre o assunto Disponibilização de novo canal de comunicação para profissionais de TI | Abertura do Portal Self-Service EasyVista | 1 de agosto 2017
Em alinhamento com a estratégia delineada para esta área, também na componente das pessoas, a SPMS tem promovido, desde final de 2016, ações de formação ITIL para os profissionais de TI das instituições do Serviço Nacional de Saúde e para as equipas internas da SPMS.
Estas iniciativas refletem a aposta que a SPMS está a fazer na gestão de serviço e suporte aos utilizadores dos produtos que disponibiliza, com o objetivo final de melhorar a satisfação dos mesmos.