No dia 30 de junho, a SPMS realizou teste sobre as Notas Terapêuticas Simples entre os locais dos Cuidados de Saúde Primários e da PEM-Privados e algumas farmácias. Após o teste, a SPMS reúne condições para avançar com o piloto numa área mais alargada, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A SPMS tem estado a colaborar com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e os Serviços da ULSAM, no sentido de garantir a logística para a realização da sessão conjunta de apresentação deste projeto a médicos e farmacêuticos, no mesmo dia.
O circuito das notas terapêuticas tem como objetivo facilitar a troca de informações entre a farmácia e o médico prescritor, no ato da dispensa. Posteriormente, vai permitir ao médico transmitir, ao farmacêutico, o seu feedback acerca da utilidade da informação prestada. Este é um importante instrumento de gestão de cuidados de saúde, constituindo um primeiro e importante passo no trabalho de proximidade dos vários agentes no terreno, quer entre si, quer destes ao cidadão.
O rollout nacional deste projeto está previsto para avançar de forma progressiva, começando por alguns locais da ARS Centro, seguindo para os locais associados ao projeto SNS+Proximidade, atualmente a decorrer em várias instituições que integram a ARS Norte.