Notícias

SPMS expande Projeto de Notas Terapêuticas Simples

3 Julho, 2017

No dia 30 de junho, a SPMS realizou teste sobre as Notas Terapêuticas Simples entre os locais dos Cuidados de Saúde Primários e da PEM-Privados e algumas farmácias. Após o teste, a SPMS reúne condições para avançar com o piloto numa área mais alargada, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

A SPMS tem estado a colaborar com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e os Serviços da ULSAM, no sentido de garantir a logística para a realização da sessão conjunta de apresentação deste projeto a médicos e farmacêuticos, no mesmo dia.

O circuito das notas terapêuticas tem como objetivo facilitar a troca de informações entre a farmácia e o médico prescritor, no ato da dispensa. Posteriormente, vai permitir ao médico transmitir, ao farmacêutico, o seu feedback acerca da utilidade da informação prestada. Este é um importante instrumento de gestão de cuidados de saúde, constituindo um primeiro e importante passo no trabalho de proximidade dos vários agentes no terreno, quer entre si, quer destes ao cidadão.

O rollout nacional deste projeto está previsto para avançar de forma progressiva, começando por alguns locais da ARS Centro, seguindo para os locais associados ao projeto SNS+Proximidade, atualmente a decorrer em várias instituições que integram a ARS Norte.

notas-terapeuticas
Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

Voltar
Voltar para o topo.