A Visão Clínica Integrada (VCI), módulo do SClínico Hospitalar, está a iniciar a sua fase de expansão. A VCI possibilita a consulta de informação registada no SClínico Hospitalar, de forma mais simples e intuitiva, bem como o acesso a informação obtida de outros sistemas centrais de informação da SPMS, EPE, nomeadamente medicação crónica, vacinas e diagnósticos.
Há precisamente um ano, foi instalada de forma pioneira a versão beta da VCI no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), envolvendo várias equipas e tendo o apoio total do Conselho de Administração desta instituição. Foi também a 1 de outubro de 2016 que a Suite Hospitalar (SONHO V2- SClínico H) arrancou no CHL, dando resposta, até hoje, a mais de 1.000.000 de acessos por parte de médicos e enfermeiros.
Esta implementação representou uma mudança significativa para o CHL, que foi também o primeiro hospital com instalação do SONHO v2, sem ter a versão 1. Os fatores de sucesso nesta mudança devem-se à forte cooperação e recetividade do Conselho de Administração, equipas técnicas e profissionais de saúde do CHL, aliados ao acompanhamento próximo da SPMS.
Sendo a integração da informação clínica proveniente de Centros Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários, ou em contexto de Unidades Locais de Saúde, uma prioridade para a SPMS, o desafio do projeto VCI passa pela expansão.
As boas práticas adotadas no Centro Hospitalar de Leiria reforçam este objetivo da VCI, que pretende expandir-se a todas as unidades hospitalares com SClínico H, bem como estudar o alargamento deste projeto aos Cuidados de Saúde Primários, por forma a promover uma visão cada vez mais integradora da saúde do cidadão.