A plataforma eletrónica de Gestão Partilhada da Frota do Ministério da Saúde (GPFMS) é apresentada hoje, 27 de setembro, às entidades e organismos do SNS e Ministério da Saúde, na SPMS, em Lisboa.
Artur Trindade Mimoso, vogal executivo da SPMS, deu início à sessão que marcou a abertura, pelas 11.00h, de um evento que decorre ao longo do dia e tem por objetivo apresentar, de forma detalhada, as funcionalidades da GPFMS, respondendo às questões dos mais de cem representantes das várias instituições da saúde.
Com a nova plataforma pretende-se monitorizar a frota do universo da saúde, através da manutenção de um registo centralizado, permanente e atualizado dos veículos e sua utilização, bem como promover a otimização da utilização da frota e dos recursos afetos à mesma, suportada por um sistema de partilha de veículos e/ou de viagens.
A GPFMS foi desenvolvida pela SPMS, EPE na sequência da aprovação do Regulamento de Aquisição e Gestão Centralizada e Partilha da Frota do Ministério da Saúde, aprovado pelo Despacho n.º 5865/2017, publicado em Diário da República, a 4 de julho de 2017. Este regulamento visa implementar uma gestão mais eficiente e partilhada dos meios estatais, garantindo a otimização de recursos, com finalidade de assegurar interesses do Estado e criar medida eficazes de prevenção e redução dos impactos ambientais negativos.