A SPMS vai arrancar, em outubro, com a implementação do Sistema de Informação de Taxas Moderadoras (SITAM) no Centro Hospitalar de São João .
Considerando a dimensão desta instituição hospitalar, prevê-se que, a partir do final do próximo mês, se registe um aumento considerável das cobranças e emissão de referências multibanco e cartas.
O SITAM tem sido essencial na recuperação de valores em atraso no que respeita ao pagamento das taxas moderadoras e, desde que entrou em funcionamento em 2014 até agosto de 2017, a solução SITAM permitiu o pagamento de 4,7 Milhões de Euros.
Atualmente, existem 34 entidades a utilizarem a solução SITAM para pagamento de taxas moderadoras em dívida através de multibanco. O sistema está implementado em 7 unidades locais de saúde (ULS), 3 Administrações Regionais de Saúde (ARS), 7 hospitais e 17 Centros Hospitalares.
Para que o SITAM seja uma realidade em todas as instituições até ao final deste ano, a SPMS irá promover duas ações de informação operacional, uma agendada para dia 4 de outubro, no Porto, dirigida aos organismos da região Norte e outra para dia 11 de outubro, em Lisboa, para as entidades da região Sul.
Através deste sistema, o cidadão tem a possibilidade de efetuar comodamente o pagamento, sem necessitar de se deslocar novamente à Instituição de Saúde.