Em alinhamento com a estratégia de partilha, intercâmbio e valorização do conhecimento, a SPMS tem participado em seminários, conferências e diversos projetos, nacionais e internacionais, em representação do Ministério da Saúde português.
Foi o caso da participação da SPMS nas reuniões de preparação do Multi-Annual Work Program 2018-2021, do eHealth Member States Expert Group (eHMSEG), no dia 13 de setembro, em Bruxelas. Com uma participação ativa em projetos europeus, a SPMS foi representada pela diretora de Sistemas de Informação (DSI), Sara Carrasqueiro.
No âmbito do Comité Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), realiza-se a 67ª sessão de trabalho em Budapeste, Hungria. Pela relevância deste evento para o ecossistema de saúde europeu, a participação do Ministério da Saúde tornou-se imprescindível. Assim, em representação de Portugal, o diretor de Sistemas de Informação da SPMS, Pedro Batista, participou como orador, a 14 de setembro, no briefing técnico “Big Data – Grandes Oportunidades ou Grande Ruído?”, temática em que a SPMS detém grande experiência.
Nos dias 13 a 15 de setembro decorre a “I Reunião de Telemedicina e telessaúde da CPLP: Saúde digital em língua portuguesa”, organizada pela presidência brasileira 2016-2018 da CPLP. Com a finalidade de debater e elaborar um plano de trabalho para o roteiro estratégico de implementação da telessaúde nos países de língua portuguesa, a diretora do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), Micaela Monteiro, participa nesta reunião, em Cidade da Praia, Cabo Verde.
Sob a coordenação da SPMS, o CNTS tem assumido um papel fundamental na dinamização da telemedicina na prática clínica, com vantagens para os utentes e ganhos evidentes nos sistemas de saúde onde é implementada.