Inserida no processo de transformação digital, a Área do Cidadão do Portal SNS foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo prioritário de simplificar a vida dos cidadãos, disponibilizando um conjunto de serviços e, deste modo, evitar deslocações e perdas de tempo.
Atualmente, mais de 1.637 milhões de cidadãos já estão inscritos na Área do Cidadão e, por dia, são marcadas mais de cinco mil consultas para os centros de saúde. Com várias vantagens associadas, o número de inscritos tem tendência e margem para aumentar, acompanhando o crescimento da literacia digital.
Esta plataforma online permite efetuar uma melhor gestão dos dados de saúde, por parte dos utentes, e aceder a um conjunto de funcionalidades, como a consulta de registos clínicos, do boletim de vacinas digital, do tempo de espera para uma cirurgia, ou a marcação de consultas com o médico de família. Entre outros serviços, é possível, também, aceder ao testamento vital, caso o cidadão o tenha feito, pedir o comprovativo digital de presença numa consulta, solicitar a isenção de taxas moderadoras ou a renovação da medicação crónica.
Desde julho deste ano, o SNS 24 – o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, passou a integrar a Área do Cidadão do Portal SNS, assim como outros canais. A marcação de consultas para médico de família, através do SNS 24, é possível desde setembro, registando uma média diária de 150 chamadas, mas o número continua a crescer.
Marcar consultas, informar o utente e tratar de diversas matérias administrativas, que hoje ainda obrigam a deslocação às unidades de saúde, são alguns dos objetivos da Área do Cidadão e do SNS 24, que perseguem o compromisso de continuar a desenvolver mais e melhores serviços, promovendo a proximidade do profissional de saúde e do utente ao SNS.
A título de exemplo, o SNS 24 vai passar a contactar telefonicamente os cidadãos que estão a aguardar por uma intervenção cirúrgica, numa instituição pública, para informar sobre as alternativas disponíveis existentes noutras instituições do SNS, bem como no setor privado e social, contribuindo, assim, para melhorar os tempos de espera.
Sob a coordenação da SPMS, EPE, a Área do Cidadão do Portal SNS e o SNS 24 têm o mesmo denominador comum: agilizar procedimentos, facilitar a vida aos cidadãos e cumprir a ambição do Ministério da Saúde centrada em levar o SNS a todo o cidadão.